Se você anda se sentindo sem energia, cansada, e se há dias em que parece que simplesmente teve a sua “bateria sugada”, pode ter certeza que você não está sozinha. O excesso de tarefas e o bombardeio de informações vem produzindo cada vez mais mulheres sobrecarregadas mentalmente e também fisicamente. É um esgotamento, de haver dias que não dá vontade nem de falar, só ficar ali, respirando devagar, deixando o tempo passar…
Não é depressão, não é tristeza… É sobrecarga!
Você faz tantas coisas, tem responsabilidade sobre tanto, que às vezes parece que não vai dar conta e realmente não vai, pelo simples fato de ser humana…
Ao longo dos anos, a mulher acumulou tarefas, mas não se lembrou de dividir os afazeres com os homens. Somos mães, cuidadoras, explicadoras de conteúdo, faxineiras, cozinheiras, motoristas, cuidados das agendas da casa, das crianças, nos lembramos das contas a pagar, sabemos todos os nomes dos produtos de limpeza usados na casa, fazemos supermercado. Sabemos que o prato de sobremesa fica guardado na segunda prateleira, do lado direito do armário de cima da cozinha. Ufa!
Terça-feira 14h30 a Maria tem pediatra, na quinta é você que tem ortopedista, né querido? Sim, porque o querido na maioria esmagadora das vezes não vai se lembrar da própria consulta, sabe por que? Porque você está sempre lá, como um polvo, equilibrando todos pratos para que nenhum quebre, só que pra manter esse ritmo, às vezes quem se quebra é você.
E quando você se quebra, quem conserta?
Se por um lado nós ainda levamos “a casa nas costas”, por outro, nós somos as mães, somos nós que criamos os homens e passa pelas nossas mãos o poder de criar uma geração de super homens, para fazerem par com as super mulheres que nós já costumamos educar. Você já imaginou se tivesse que dar conta somente de 50% das tarefas que desempenha hoje? Naturalmente, sem ter que pedir, que cobrar, se fosse algo corriqueiro? Mas pra isso acontecer, nós vamos precisar reprogramar a educação dos nossos filhos. Criando adultos funcionais, sejam eles homens ou mulheres.

Nenhum Comentário! Ser o primeiro.