Terminou, na última semana, a instalação da uma sobrecobertura metálica sobre o Solar do Colégio, sede do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho (APMWPC), em Tócos, na Baixada Campista. A intervenção representa uma importante etapa da restauração do imóvel, fruto do repasse de R$ 20 milhões, oriundos de sobra do duodécimo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para a restauração do Solar.
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) – responsável pelo planejamento e execução das obras – registrou, em seu portal, a conclusão do procedimento de instalação da sobrecobertura do imóvel administrado pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
“A sobrecobertura garante a segurança dos documentos enquanto permite o estudo das necessidades de reforma e recuperação do telhado e da restauração do prédio histórico. Mais do que uma obra de infraestrutura, essa etapa concluída faz parte do trabalho de reconhecimento do papel estratégico do Arquivo Público como espaço de pesquisa, referência e cidadania para Campos, para a região e para o país”, disse a reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, em entrevista concedida ao site da Universidade.
Segundo a coordenadora do APMWPC, Rafaela Machado, a finalização da instalação da sobrecobertura representa um passo importantíssimo para todo o processo que envolve a restauração do Solar e a restruturação do Arquivo.
Fonte: Secom
Nenhum Comentário! Ser o primeiro.